quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mude sua rotina: Faça caminhada e fique bem!


A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente.

Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse.
Além de poder ser feita em qualquer lugar, você pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. Também é importante monitorar a freqüência cardíaca para que você possa compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e, assim, realizar uma atividade segura e eficiente (trabalhe com 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima, obtida subtraindo 220 da sua idade).
Quando você estiver realizando longas caminhadas de maneira fácil, poderá iniciar treinos intervalados, onde irá alternar caminhada e corrida, de preferência com acompanhamento de um professor de educação física.

Mas o uso de técnicas corretas é fundamental:
  • Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;
  • Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas;
  • Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;
  • Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;
  • Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris;
  • Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;
  • Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras;
  • Faça alongamento antes e depois das caminhadas;
  • Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA IDOSOS

Dicas do especialista
Nunca passe dos limites de seu corpo. O trabalho físico deve ser feito em um período longo e o ritmo da caminhada, aumentando de acordo com os progressos da resistência física. Não deixe de usar roupas leves e um tênis macio. Beba líquido antes, durante e depois da caminhada. Se quiser comer alguma coisa antes, dê preferência às frutas, sucos e vitaminas. Outros alimentos podem pesar no estômago.
Ronaldo Martinelli (Professor responsável pelo Depto. de Treinamento de Corrida e Esportes de Aventura da academia Runner)


Benefícios para crianças e adolescentes 


Internet, videogame, celulares, jogos eletrônicos. Hoje, está cada vez mais difícil chamar a atenção de crianças e adolescentes que, muitas vezes, passam o dia sentadas em frente à televisão e ao computador. Ser criança em um século cheio de tecnologias e insegurança nas ruas tornou-se uma experiência completamente diferente e – na maioria dos casos – menos saudável.
Se antigamente era comum chegar da escola e sair para correr com os amigos, brincar na rua e se divertir com uma série de jogos que – mesmo sem ter essa pretensão – exercitavam o corpo. Hoje a rotina de uma criança é muito menos agitada, o que contribui para o sedentarismo e diversas complicações futuras.
Os exercícios físicos, entre os 5 e 17 anos, contribuem para a melhoria do desenvolvimento infantil e juvenil. Além disso, a prática de exercícios físicos contribui para  o desenvolvimento dos pequenos atletas, promovendo melhoria na coordenação motora, aumento nos níveis de disciplina, melhora no poder de socialização, aumento da autoestima e expressão pessoal e redução dos riscos de doenças no futuro.
Incentive o seu filho a praticar esportes como o futebol, natação, vôlei ou basquete e, se ele não gostar da ideia, chame-o para uma caminhada. Praticar exercícios físicos em conjunto pode fortalecer o relacionamento entre pai e filho e estreitar os laços de amizade, além de fazer muito bem para a saúde da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário